MUSIK-Expedition: Expedição Musical

MUSIK-Expedition: Expedição Musical 2020 (5a edição)

A MUSIK-Expedition: Expedição Musical trata-se de um festival internacional de música plural fruto de um programa independente de intercâmbio e residência artística que buscou, inicialmente, conectar São João del-Rei e Alemanha, por meio da parceria entre a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Universidade de Koblenz-Landau (UniKoblenz). O programa, criado em 2016 por uma iniciativa independente da sociedade civil são-joanense organizada através do Instituto Spix & Martius, se inspirou no bicentenário da Expedição dos pesquisadores Spix & Martius pelo Brasil (1817-1820). Em 2018, após a realização bem-sucedida da 3a edição do festival de modo independente e colaborativo, foi firmado um memorando de entendimento entre as Universidades, formalizando a parceria entre as instituições em prol das Expedições Musicais e da realização de outras pesquisas e ações conjuntas. A partir de 2018, estabeleceu-se também a parceria informal com a Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), e o Festival passou a receber também músicos, estudantes e professores da América Latina. Nos últimos 4 anos, a cidade de São João del-Rei recebeu a visita de mais de 40 convidados internacionais em decorrência deste projeto; além disso, cerca de 21 músicos são-joanenses foram enviados para Expedições Musicais com o objetivo de levar a música são-joanense, mineira e brasileira para o território alemão. 

Em 2020 - consolidado o relacionamento entre São João del-Rei, América Latina e Alemanha - o objetivo da 5a edição do festival é integrar também artistas de outros países, principalmente do Reino Unido, por ocasião da possível parceria com o Oi Futuro e British Council através do Programa Pontes. 

O evento oferece concertos e recitais de música clássica, popular e shows de música autoral prestigiando os compositores locais e favorecendo a interação destes com os convidados internacionais. Além disso, o festival promove aulas de português para estrangeiros, workshows, workshops, oficinas, palestras, passeios e visitas guiadas por São João del-Rei, Tiradentes e Carrancas.

Desde 2016, este projeto já promoveu o intercâmbio de mais de 70 músicos do Brasil, da América Latina e da Alemanha, entre estudantes e professores das Universidades de Koblenz-Landau, da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino Americana), da UFSJ e do Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier. Além do intercâmbio com músicos e instituições estrangeiras, o festival proporciona uma grande integração entre os músicos locais, estudantes, professores de instituições musicais de ensino da cidade e membros das Orquestras regionais. 

A quinta edição do festival, entre 24 de agosto e 07 de setembro de 2020, promove a formação de um coral, uma orquestra, um grupo de choro e apresentações de músicos e compositores locais com a participação dos convidados internacionais. O festival conta com o apoio do Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), além da participação de músicos, estudantes e professores convidados das instituições parceiras: Universidade de Koblenz-Laudau e Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Além disso, o festival convida também artistas e educadores de outras instituições musicais e de ensino de Minas Gerais, do Brasil e do mundo para embarcar nessa Expedição Musical.

Este projeto visa transformar São João del-Rei em uma referência em intercâmbio acadêmico e residência artística em Minas Gerais, no Brasil e no mundo. É um programa que estimula o turismo acadêmico e cultural na cidade, valorizando as principais vocações do nosso território: rico em patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, artístico e natural.  

Anmeldungsformular für die Deutschen

Inscrição para músicos brasileiros e latino americanos

Pré-Inscrição para Oficinas

Assista ao documentário e saiba mais sobre este festival

Fale conosco: musikexpedition@gmail.com

Siga-nos:

Instagram

Facebook 

Assista mais videos em nosso canal no youtube