Expedição Musical 2024 leva artistas de São João del-Rei para participar de concerto na Filarmônica de Berlim



KOBLENZ, ALEMANHA | Com o apoio do Programa Ibermúsicas, o Instituto Spix & Martius promove a oitava edição da MUSIK - Expedition: Expedição Musical e envia um grupo de músicos, pesquisadores e produtores musicais brasileiros para a Alemanha. O grupo irá se juntar ao Coral da Universidade de Koblenz e o Coral Gürzenich-Chor de Colônia, sob a regência de Christian Jeub, diretor musical de ambas instituições, para realização do concerto 'Requiem' de Verdi na Rhein-Mosel-Halle, Koblenz e na sede da Filarmônica de Berlim onde se juntam ao Coral Konzertchor Friedenau Berlin e formam um grupo com cerca de 900 músicos para se apresentar sob a regência de Sergi Gili Solé.

A MUSIK-Expedition é um programa de residência artística e Intercâmbio Cultural que promove a troca de conhecimentos, costumes, competências e informações entre artistas, professores, estudantes, pesquisadores e trabalhadores da cultura do Brasil e Alemanha, destacando-se especialmente no âmbito musical, cultural e acadêmico. Graças a esta iniciativa do Instituto Spix Martius Brasil, foi firmada uma parceria entre a Universidade de Koblenz e a Universidade Federal de São João del Rei.

Esta Residência Artística representa uma valiosa oportunidade para o desenvolvimento internacional das carreiras de músicos e profissionais da cultura. Este projeto oferece suporte e estímulo à pesquisa e experimentação conduzidas por artistas individuais ou grupos, independentemente de estarem em fase de formação ou já consolidados.

Além de participar dos grandes concertos, a tripulação da Expedição Musical oferece palestras e oficinas para promover a cultura e a música brasileira, mineira e são-joanense na Alemanha, explorando novas abordagens musicais e estratégias digitais para difundir a música e fomentar a cultura. Essas atividades integram a programação do UNIMUS, festival de música promovido anualmente pela Universidade de Koblenz.

Os Artistas, Produtores e Pesquisadores da Expedição Musical 2024 são:

  • Lúcio Barreto: Fundador e idealizador do Instituto Spix & Martius, idealizador da MUSIK-Expedition, professor de alemão e também de música no Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei, cantor, violoncelista e contrabaixista.

  • Maria Cecília Beraldo: Engenheira de produção especializada em marketing digital e gerenciamento de projetos, cantora e pesquisadora da produção cultural.

  • Pedro Lago: Compositor, cantor, violonista, fundador do "Pedra, Barro e Madeira Trio" produtor musical e gestor cultural, co-idealizador do projeto MUSIK-Expedition.

  • Maestro Christian Jeub: Nascido em Solingen, Alemanha, é um renomado maestro que estudou música sacra e educação musical em Colônia e fez pós-graduação em regência coral e orquestral em Essen. Desde 2011, dirige o Gürzenich-Chor de Colônia e, desde 2016, é diretor musical da Universitätsmusik de Koblenz, regendo o coral universitário e a Orquestra Sinfônica Jovem e lecionando na Hochschule für Musik und Tanz de Colônia. Jeub é o anfitrião da Expedições na Alemanha e participou das edições da  MUSIK-Expedition de 2016 e 2017 no Brasil.

O projeto foi vencedor das Ajudas ao Setor Musical para a Circulação, edital 2023 do Programa Ibermúsicas.

Acesse a nossa Sala de Imprensa e saiba mais sobre esta Expedição Musical.

Confira a nossa programação na Alemanha

 

Requiem de Verdi na Filarmônica de Berlim no dia 30 de Junho

Acesse a nossa Sala de Imprensa e saiba mais sobre esta Expedição Musical.

Acompanhe os eventos também pelas nossas redes. 

Instagram  |  Facebook  |  Youtube

A MUSIK-Expedition 2024 é feita com o apoio do Ibermusicas, um programa de cooperação dedicado exclusivamente ao setor musical ibero-americano.