A MUSIK-Expedition, ou Expedição Musical, é um festival internacional de música e um programa de intercâmbio cultural, acadêmico e residência artística nascido em São João del Rei, numa parceria entre o Conservatório Estadual de Música, a Universidade Federal de São João del Rei, a Universidade de Koblenz-Landau (Alemanha) e a UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, fruto da iniciativa da sociedade civil organizada através do Instituto Spix & Martius.

Oficinas

Concertos

Destaques

Retrospectiva

O que é o Instituto Spix & Martius?

O “Instituto Spix e Martius” foi criado na cidade de São João del Rei com intuito de homenagear e tornar mais conhecido estes grandes cientistas alemães do século XIX que passaram pelo Brasil, inclusive por São João del Rei percorrendo a Estrada Real em uma expedição que completará 200 anos em 2017.

Missão

O instituto Spix & Martius foi criado para cumprir o papel mediador entre dois países, Brasil e Alemanha, tendo como um elo mais forte a expedição destes dois alemães no Brasil. Para tanto, oferecemos cursos de alemão em diversos níveis e modalidades, assim como português para estrangeiros alemães. Além destes, o instituto oferece também aulas de música, cursos de formação em gestão e planejamento de projetos culturais, assim como a realização de eventos que dizem respeito à divulgação da cultura alemã no Brasil e da cultura brasileira na Alemanha.

Visão

Criado há um ano de completar 200 anos desta expedição, Instituto Spix & Martius visa a realização de uma releitura da viagem pelo Brasil feita por eles. Nesta releitura pode-se comparar o Brasil que eles descobriram com o país atual. Inclusive realizar toda a expedição novamente e documentá-la. Com isto, o instituto pretende tornar-se referência no intercambio acadêmico, artístico e cultural entre Brasil e Alemanha.  

Estatuto

Nos links abaixo você pode ler um pouco sobre a Expedição e os pesquisadores. 

Expedição ao Brasil 1817-1820

Biografia de Spix e Martius

Martius e a música