O que é o Instituto Spix & Martius?

O Instituto Spix & Martius (ISM) é uma escola de alemão, música e produção cultural em atividade em São João del-Rei desde 2016. Batizado em homenagem aos pesquisadores alemães Spix e Martius, visa integrar a música, os músicos e as instituições musicais da região das Vertentes. O ISM pretende atuar como uma espécie de embaixada cultural facilitando o diálogo e a parceria entre instituições musicais, educacionais e culturais de Minas Gerais e da Alemanha, promovendo também a integração com instituições de outros países, principalmente da América-Latina.

Iniciativa pioneira da sociedade civil, o ISM já realizou 3 edições da MUSIK-Expedition: Expedição Musical em São João del-Rei (2016-2018) e duas expedições na Alemanha em 2017 e 2019. Desde sua criação, o ISM já promoveu o intercâmbio de mais de 60 músicos, estudantes e professores entre os países.

O programa:  ‘MUSIK-Expedition’ ou ‘Expedição Musical’

Trata-se de um programa de intercâmbio e residência artística independente que resulta em um festival internacional colaborativo de música plural que promove oficinas, recitais e concertos, além de atividades de imersão cultural e aulas de português para os estrangeiros.

Os parceiros institucionais: Universidades, Escolas e Instituições musicais

O Instituto conta com o apoio da Universidade de Koblenz-Landau (Alemanha), da UNILA - Universidade Federal da  Integração Latino-Americana, UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei e Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier. As instituições musicais da cidade e região das Vertentes, dentre as mais antigas das Américas, também são parceiras da Expedição Musical: Orquestra Ribeiro Bastos, Orquestra Lira Sanjoanense, Sociedade de Concertos Sinfônicos.

Situação econômica / contexto sociocultural

Criado no fatídico ano de 2016, tendo em vista o cenário econômico de baixo incentivo do governo a projetos culturais, o Instituto realizou os festivais até aqui de modo independente e colaborativo, através de hospedagem solidária e permutas de recursos e serviços, contando apenas com apoio de empreendedores locais solidários à Expeição Musical.

Missão do Instituto

Firmar parcerias entre instituições musicais, educacionais e culturais que promovam intercâmbio cultural, residências artísticas, conexão sociocultural e troca de conhecimentos entre São João del Rei outros países, principalmente a Alemanha e América Latina.

Visão do Instituto

Contribuir para o posicionamento de São João del-Rei no cenário musical-artístico-cultural e internacional como cidade referência em intercâmbios e residências artísticas entre Brasil e Alemanha através das Expedições Musicais.