MUSIK-Expedition: Expedição Musical 2018

Entre 6 e 18 de agosto, a terceira edição do festival MUSIK-Expedition: Expedição Musical acontece em São João del Rei e promove diversas oficinas, palestras, recitais e concertos de música clássica e popular, com músicos locais e convidados internacionais. As inscrições para participação nas oficinas do Festival estão abertas! Para participar, é só manifestar seu interesse realizando inscrição através da página da ‘Expedição Musical’ nas redes sociais ou por meio do site do Instituto, onde você encontra a programação completa:

RELEASE DA MUSIK-EXPEDITION: EXPEDIÇÃO MUSICAL 2018

O Instituto Spix & Martius, em parceria com a incubadora de projetos Forno Harmônico, promove a terceira edição da Expedição Musical: MUSIK-Expedition 2018 entre 6 e 18 de agosto em São João del-Rei. Este ano, o festival celebra a parceria entre Universidade de Koblenz-Landau (Alemanha), a UNILA - Universidade Federal da  Integração Latino-Americana, a UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei e o Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier. As instituições musicais da cidade e região das Vertentes, dentre as mais antigas das Américas, também são importantes parceiros da Expedição Musical e cedem espaço para ensaios e oficinas: Orquestra Ribeiro Bastos, Orquestra Lira Sanjoanense, Sociedade de Concertos Sinfônicos.

Entre 6 e 18 de agosto, a Expedição Musical passa pelo Conservatório, Museu Regional e Centro Cultural da UFSJ. Durante 13 dias de imersão cultural e residência artística, o festival internacional de música promove diariamente concertos, oficinas e recitais com músicos locais e convidados internacionais.

A Expedição Musical em 2018 reúne músicos das instituições locais e das tradicionais Orquestras da região, integrando-os aos professores, estudantes e músicos convidados de outros Conservatórios do Estado e Universidades do Brasil e do mundo, como a UNILA - Universidade da Integração Latino-Americana e a Universidade de Koblenz-Landau. O evento, em homenagem aos 200 anos da passagem dos pesquisadores alemães Spix e Martius por São João del Rei, celebra também os 199 anos de nascimento do patrono do Conservatório, o compositor e Padre José Maria Xavier. No total são esperados mais de 70 artistas envolvidos, dentre músicos locais e convidados internacionais envolvidos na Orquestra e grupos de câmara do festival. Além do grande concerto para piano e orquestra no encerramento do festival, com o pianista polonês Jakub Lojek, o evento promove passeios históricos e ecológicos, visitas guiadas, minicursos, palestras, oficinas, workshops, além de recitais de grupos de câmara e música popular locais. São esperados cerca de 20 convidados de diversas nacionalidades. O festival já recebeu propostas de inscrição de músicos de outros países da Europa e América Latina, como Argentina, Paraguai, França, Itália, Polônia, além da Alemanha. O Instituto Spix e Martius pretende atuar como uma espécie de 'embaixada cultural' fortalecendo o relacionamento e intermediando a relação de parceria entre as instituições. Assim, fomenta o intercâmbio musical e facilita a residência artística de músicos, estudantes, pesquisadores e professores por meio das Expedições Musicais em São João del Rei, dando visibilidade ao patrimônio musical da cidade na América Latina e na Alemanha.

Destaques da Expedição Musical 2018

Saiba mais sobre as instituições parceiras da Expedição Musical

 

Recitais, Concertos e Workshops de 06 à 18 de Agosto

Este ano, o festival apresentou atrações diversificadas com diversos grupos de câmera do clássico ao popular. Para a realização destes recitais e concertos, tivemos a participação de músicos, professores, estudantes e alunos do Conservatório Estadual Pe. José Maria Xavier, UFSJ, Uni-Koblenz (Alemanha) dentre outros convidados especiais. Estes músicos  se apresentaram em recitais solo e\ou em grupo. Além destes recitais, tivemos ainda concerto para orquestra de cordas do festival, que encerrou com o concerto para piano e orquestra de Chopin, opus 21 com solo de Jakub Lojek .

07.08 terça-feira 20:00h

Cerimônia de Abertura e Recital de músicos da cidade 

Banda CEM

Trio Bola na Trave com Lucas Sales, Pablo Fernandes e Neivison Barbosa

Conservatório Estadual de Música PJMX

08.08 quarta-feira 20:00h

Concerto de Violões das Vertentes  + Músicos do Festival (ASSOVIO)

Conservatório Estadual de Música PJMX

09.08 quinta-feira 20:00h
Show Banda d`Retalho 

Conservatório Estadual de Música PJMX

10.08 sexta-feira 20:00h

A História do Piano em São João - Palestra e Recital de pianistas locais e convidados

Participação especial de Abgar Tirado e André Pires

Centro Cultural da UFSJ

13.08 segunda-feira 20:00h
Recitais: Os Cantores da Expedição

+ Músicos do festival

Conservatório Estadual de Música PJMX

14.08 terça-feira 20:00h

Recitais de Musicos do Festival: Piano e música de câmara

Trio CLAN - Piano, violoncelo e Violino - Beethoven

Conservatório Estadual de Música PJMX

15.08 quarta-feira 20:00h

Concerto de Violão

Duo a Zero - Alexandre Gismonti e Jean Charnaux - Assovio

Centro cultural da UFSJ

16.08 quinta-feira  20:00h
Concerto de Violoncelo - Christian Grosselfinger

Concerto de Música Eletroacústica - Luzilei Aliel

+ Apresentação de alunos da oficina de Música Eletroacústica de Luzilei Aliel e da oficina de Looping de Christian Grosselfinger 

Conservatório Estadual de Música PJMX

17.08 sexta-feira 20:00h
Concerto para Flauta e Piano - Carlos Batistela e Rodrigo Sampaio

+ Recitais de Musicos do Festival

Centro Cultural da UFSJ

18.08 sábado 20:00h

Concerto para piano e orquestra de Chopin, opus 21. Orquestra do festival sob a regência de Modesto Flávio e solo de Jakub Lojek

Conservatório Estadual de Música PJMX