Apoie

Programação

Retrospectiva

Equipe

Programação

PRÓXIMO PASSO:


 

SEGUNDA SEMANA:

CONCERTOS

 

Recital de Músicos da Expedição – UNILA + Músicos locais

Data: 27 de agosto, terça-feira 

Horário: 20h30

Local: Centro Cultural da UFSJ

Descrição: Recital de músicos da expedição com participação de músicos latino-americanos, convidados da UNILA (Universidade de Integração Latino-americana), além de apresentações de tripulantes de Expedições anteriores, como o violonista Aires Starling.

 

Recital de Músicos da Expedição – UNIKOBLENZ + Músicos locais

Data: 28 de agosto, quarta-feira  

Horário: 20h30 

Local: Conservatório Pe José Maria Xavier

Descrição: Trio da Universidade de Koblenz (Alemanha) se apresenta junto a músicos locais e o flautista Rodrigo Frade encerra a noite com música brasileira, rock e música clássica, acompanhado da flautista Ana Thereza Naback e Max Sales na viola caipira.

 

Concerto do Grupo de Choro da Expedição - uma homenagem aos 101 anos do professor e compositor são-joanense Oswaldo de Paula

Data: 29 de agosto, quinta-feira

Horário: 20h30

Local: Teatro Municipal

Descrição: Apresentação do grupo de choro da Expedição, formado a partir da integração de músicos locais e dos convidados internacionais, em homenagem ao professor e compositor são-joanense Oswaldo de Paula

 

Concerto Orquestra e Coral MUSIK

Data: 30 de agosto, sexta-feira

Horário: 20h30

Local: Igreja do Carmo

Descrição: A Orquestra e coral formados por músicos do Conservatório, da UFSJ, das Orquestras locais e pelos convidados internacionais sob a regência deModesto Flávio presta homenagem ao bicentenário do Pe. José Maria Xavier, ilustre compositor da música sacra são-joanense

 

Concerto da nova Música Brasileira - compositores locais + convidados internacionais

Data: 31 de agosto, sábado

Horário: a partir das 18h

Local: Rua da Zona

Descrição: A Expedição Musical convida diversas bandas e compositores locais para uma noite dedicada à música que é feita na cidade, contemplando os mais diversos gêneros musicais, do rock ao popular, do instrumental ao cancioneiro. Uma noite que promete mostrar toda a riqueza e diversidade musical de São João del-Rei, integrando artistas locais e convidados internacionais na Rua da Cachaça. 

 

OFICINAS

 

Inscrição para as oficinas

 

O festival promove 4 oficinas, 3 palestras e 3 workshows.

 

‘Pandeirada: Pandeiro para qualquer um’ com Thales Pereira

Data: 20/08, terça-feira e 22/08, quinta feira

Horário: 16h

Local: Centro Cultural da UFSJ

Descrição: a oficina ‘Pandeirada’ se propõe a gerar um contato com o pandeiro que permita a expressão pessoal através deste instrumento e também brincar com as diversas linguagens possíveis sem se limitar aos ritmos que tradicionalmente se utilizam dele. A proposta de Thales Pereira, percussionista e graduando em Educação Musical (UFSJ) é receber qualquer pessoa que tenha interesse em aprender brincando, desde pessoas que nunca pegaram no pandeiro até quem já tem um contato maior com o instrumento.

 

‘Flauta transversal’ com Rodrigo Frade 

Data: 21,22 e 23/08 (de quarta à sexta-feira) 

Horário: 15h

Local: Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier

Descrição: o flautista Rodrigo Frade, doutorando em sonologia (UFMG), tem como objetivo trabalhar aspectos interpretativos da flauta transversal em diversos estilos e formações musicais. Seja no samba, no choro, no jazz, na música clássica ou até no rock, a flauta se caracteriza pelo seu som inconfundível capaz de nos surpreender com melodias límpidas e passagens virtuosísticas. A sonoridade da flauta transversal faz parte do universo musical de diversas pessoas, músicos ou leigos.

(nível médio/avançado)

  

‘A Harmonia do Choro’ com Álvaro Maia

Data: 26/08, segunda-feira

Horário: 15h

Local: Centro Cultural da UFSJ

Descrição: a oficina ‘A Harmonia do Choro’ com Álvaro Maia visa, através de análises harmônicas de choros difundidos, desenvolver no aluno noções básicas de harmonia e harmonização de melodias, interpretação das cifras e encadeamentos harmônicos, fundamentando assim, em seu fazer musical, os elementos inerentes à prática do gênero choro. Para participar, não é preciso ser um expert, basta ser curioso e se interessar pelo universo do choro e sua harmonia peculiar. 

 

Inscrição para as oficinas

  

PALESTRAS E WORKSHOWS

 

 'Spix, Martius e os povos indígenas brasileiros' com a Prof. Dra. Leônia Chaves

Data: 19/08

Horário: 19h 

Local: Centro Cultural da UFSJ (Solar da Baronesa)

Descrição:  a professora da UFSJ,  doutora em História pela Unicamp, Leônia Chaves nos conta um pouco sobre a relação dos pesquisadores alemães Spix e Martius com os povos indígenas brasileiros em sua viagem fascinante pelo Brasil, percorrendo cerca de 10.000km pelo Brasil entre 1817 e 1820. 

 

'Batuque na Torre: a musicalidade negra na linguagem dos sinos’ com Yuri Vieira

Data: 20/08, terça feira

Horário: 20h 

Local: sala multimídia do Centro Cultural da UFSJ 

Descrição: o percussionista, educador musical e pesquisador Yuri Vieira apresenta resultados de sua premiada pesquisa "Influência Africana na Linguagem dos Sinos de São João del-Rei" sobre a influência da musicalidade negra na linguagem dos sinos desta cidade.

 

'ImaginaSom: música, fotografia e criatividade’' com Hélio de Thadeu

Data: 20/08, terça feira

Horário: 21h 

Local: galeria do Centro Cultural da UFSJ

Descrição: o violonista e fotógrafo Hélio de Thadeu apresenta o workshow: 'ImaginaSom: música, fotografia e criatividade’’. O autor do livro “Efeitos Especiais em Fotografia: A Imagem Criativa” apresenta suas fotografias e técnicas criativas e inovadoras, enquanto toca suas obras para o violão em uma palestra-recital bem-vinda tanto para iniciantes, amadores e profissionais da fotografia, como também para os amantes da música instrumental.  

 

‘Manutenção e Conservação de Instrumentos de Corda’ com Daniel Mendes

Datas/horários/locais:

Dia 28/08, quarta-feira, às 17h no Teatro do Conservatório.  

Descrição: O luthier Daniel Mendes, também luthier do Instituto Spix & Martius, dá dicas valiosas sobre como cuidar melhor do seu instrumento, falando sobre os três pilares da lutheria: a manutenção, a conservação e a regulagem de instrumentos de corda. Também serão ensinadas técnicas e métodos para limpeza e conservação do seu instrumento e dicas para  manuseio e regulagem. 

 

'Harmonia, Improvisação e Composição' com Ian Guest

Data: 21/08, quarta feira

Horário: 20h

Local: Centro Cultural da UFSJ (Solar da Baronesa)

Descrição: o imperfeccionista Ian Guest conversa conosco de maneira descontraída sobre Harmonia, Improvisação e Composição, apresentando ao piano algumas de suas obras e compartilhando conosco um pouco de seu vasto conhecimento sobre composição, harmonia e improvisação na música popular brasileira. É uma oportunidade imperdível de conversar e conhecer de perto a vasta obra deste grande professor, músico e compositor húngaro radicado no Brasil. 

A noite de quarta termina com o Forró na Galeria da Expedição Musical no Barteliê.  

Apoie

Programação

Retrospectiva

Equipe