MUSIK-Expedition: Expedição Musical

O Instituto Spix e Martius, em parceria com a Forno harmônico, prorpõe a MUSIK-Expedition: Expedição Musical em 2017 em São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil. Esta é uma parceria dessas instituições com a Universidade Federal de São João del-Rei, Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier e instituições alemãs como a Universidade de Koblenz-Landau, Christian Ernst Gymnasium - Erlangen, Ritter von Spixschule (Höchstadt an der Aisch), Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT). 

 

O projeto visa promover o intercâmbio cultural entre as diferentes instituições musicais de São João del-Rei e da Alemanha para difundir  o repertório sinfônico alemão na cidade, bem como a chamada música barroca brasileira no repertório de orquestras e corais alemães. Além da música clássica de ambos os países, o festival abre espaço para os demais estilos musicais. 

Para a implementação deste projeto, contamos a visita do diretor musical da Universidade de Koblenz-Landau, Christian Jeub, e outros músicos desta universidade, bem como alunos do (Ginásio Christian Ernst) CEG-Erlangen (ginásio musical) sob a direção de Phillip Barth. Estudantes e professores de música de universidades brasileiras como UFMG, UFRJ também são convidados. 

O Festival MUSIK-Expedition neste ano acontece entre os dias 16 de agosto a 09 de setembro em São João del-Rei. Em sua 2ª edição, o evento funcionará como programa de intercâmbio e residência artística contando com a presença de 30 estudantes, professores e pesquisadores alemães da Universidade de Koblenz, Musikhochschule de Colonia e do ginásio musical de Erlangen que vêm a cidade conhecer a história, a tradição musical, compositores regionais e compor a orquestra e coral da MUSIK.

A expedição musical tem a participação e apoio das maiores instituições musicais de São João del-Rei como o Conservatório de Música Padre José Maria Xavier, Universidade Federal de São João del Rei, e convida músicos das diversas orquestras e bandas e outros grupos de música da região a participar.

Ao promover este evento, nós daremos o primeiro passo no estabelecimento de parcerias e intercâmbios entre instituições de música na Alemanha e São João del-Rei. Estas parcerias irão promover o intercâmbio entre alunos, professores, músicos e musicólogos de UFSJ, o Conservatório PJMX e instituições musicais alemães. 

Está previsto a realização de concertos, workshops, cursos de línguas (Português para os alemães) de 16 de agosto para 09 de setembro de 2017 São João del-Rei. 

A MUSIK-Expedition: Expedição Musical participa do Festival UNIMUS entre 1 e 06 de julho de 2017 em Koblenz e realiza concertos organizado em conjunto com o Christian-Ernst-Gymnasium de 07 à 13 julho em Erlangen. 

A MUSIK-Expedition: Expedição musical vem para a Alemanha em homenagem à Spix e Martius, cidadãos de Erlangen e Höchstadt an der Aisch. No 7.7. haverá um concerto na Ritter von Spix em Höchstadt, em 8.7  concerto no auditório do Christian-Ernst-Gymnasium e em 9,7. um evento de concerto e palestra na Casa de igrejas (Kreuz und Quer) em Erlangen com convidados das universidades de Erlangen-Nuremberg e Munique (LMU), da cidade e do distrito de Erlangen-Hochstadt e representantes da cultura, da ciência e da indústria. 

No Brasil, a MUSIK-Expedition: Expedição Musical será realizada entre 16 de agosto e 09 de setembro, a fim de aprofundar a parceria e intercâmbio entre estas cidades e instituições. 

A MUSIK-Expedition: Expedição Musical é um festival internacional de música e tem como objetivos: 


1) promover o intercâmbio e a conexão sócio-cultural entre São João del-Rei (Brasil) e Alemanha a assinar parcerias entre instituições musicais e educacionais nas cidades de Erlangen, Koblenz, São João del-Rei e arredores; 

2) Contribuir para o posicionamento de São João del-Rei na cena culturalde artística mundial como uma cidade de referência em intercâmbios residência artística entre Brasil e Alemanha; 

3) Assinar parcerias entre instituições de ensino musical envolvidos no projeto; 

4) Formar um coro e uma orquestra composta por músicos de várias orquestras, bandas e coros da região, com músicos convidados da Universidade de Koblenz-Landau e o Christian-Ernst-Gymnasium Erlangen para executar repertório clássico alemão de orquestra e coral e musica brasileira orquestral; 
5) Promover a difusão da língua alemã em São João del-Rei e Português do Brasil na Alemanha; 
6) Atrair turistas, estudantes e pesquisadores de música e outras áreas do conhecimento (baseado em Spix e Martius Expedição ao Brasil de 1817 a 1820) para as cidades participantes;

7) Difundir a música chamada barroca mineira, popular, folclórica e moderna do Brasil na Alemanha;

8) Difundir a cultura musical alemã de orquestra e coroal em São João del Rei e Brasil. 

Quem somos nós? 


Músicos e estudantes da Universidade de Koblenz-Landau, a CEG Erlangen da Universidade Federal de São João del Rei do Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier e outros músicos da cidade de São João Del Rei-MG. 

Anfitriões: 

- Universidade Federal de São João del-Rey

- Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier 

Demais instituições musicais de São João del-Rei

Convidados:

- Christian Jeub (Universidade de Koblenz-Landau) como regente coral e orquestra

- Philip Barth (regente no ginásio música Christian-Ernst-Gymnasium Erlangen) 

- 30 músicos: estudantes, pesquisadores e professores das instituições; 

-Universidade de Koblenz-Landau e alunos de outras instituições musicais alemães, indicados pelo regente Christian Jeub 

- Alunos do Christian-Ernst-Gymnasium liderado por Phillip Barth.

Histórico da MUSIK-Expedition edição 2016

Fotos

Videos do concerto de encerramento