Eventos

Destaques

Retrospectiva

MUSIK-Expedition: Expedição Musical Alemanha 2019

Entre 16 de janeiro e 10 de fevereiro de 2019 o Instituto Spix & Martius envia mais uma Expedição Musical à Alemanha para participar dos concertos de encerramento do semestre letivo junto à Orquestra e Coral da Universidade de Koblenz-Landau. Além disso, a tripulação da Expedição oferece recitais e oficinas de música brasileira nas cidades de Koblenz e Colônia, podendo ainda realizar concertos em Höchstadt an der Aisch e Erlangen, cidades natais dos patronos do Instituto Spix e Martius. Estão previstas ainda visitas guiadas à cidade da lutheria, Bubenreuth, à ópera de Nuremberg e à HBK, segunda maior Universidade de Artes da Alemanha em Braunschweig.

Após as 3 edições do festival criado no Brasil em 2016, o instituto são-joanense já recebeu mais de 40 músicos alemães na cidade, enviou 22 músicos brasileiros à Alemanha e promoveu mais de 90 dias de festival em ambos países. Dando continuidade a celebração dos 200 anos da passagem dos pesquisadores alemães Spix e Martius pelo Brasil e por São João del-Rei, o Instituto envia sua segunda Expedição à Alemanha em janeiro de 2019, contando com 8 tripulantes. O programa tem o objetivo de garantir a continuidade da troca de saberes e do intercâmbio cultural e acadêmico entre a Universidade de Koblenz-Landau, o Conservatório Estadual de Música P.J.M.X. e as Universidades Federais de São João del-Rei e de Minas Gerais. O Instituto tem a missão de fortalecer vínculos e parcerias, aproximando instituições, músicos, professores e estudantes, facilitando o diálogo. A visão de futuro do Instituto é, através do festival Expedição Musical, tornar São João del-Rei uma referência em intercâmbios culturais, acadêmicos e residências artísticas no cenário internacional.

Os tripulantes da Expedição Musical 2019 são integrantes de importantes instituições musicais da cidade de São João del Rei e do estado, como o Conservatório Estadual Pe. José Maria Xavier, a Orquestra Ribeiro Bastos, a Universidade Federal de São João del-Rei e a Universidade Federal de Minas Gerais. O grupo é composto por instrumentos diversos, como piano, violão, contrabaixo, violoncelo, violino e voz, possibilitando a apresentação do repertório brasileiro em diversas formações: solos, duos, trios e grupos de câmara, integrando músicos da Universidade anfitriã através das oficinas de música brasileira e mineira.

Representando a música são-joanense e mineira na Alemanha, a Expedição Musical 2019 presta homenagem aos 200 anos do nascimento do patrono do Conservatório, o compositor e padre José Maria Xavier, buscando dar visibilidade à sua obra musical em território alemão, onde teve duas obras publicadas por uma editora de Munique no final do século XIX, a Missa n.5 e as Matinas de Natal. A Expedição Musical oferece também palestras, oficinas e recitais de música brasileira.

Colabore com o financiamento coletivo para a realização da Expedição Musical 2019. O Instituto Spix e Martius agradece com seu apoio para garantir a continuidade das Expedições Musicais no Brasil e na Alemanha.