Inscrições

Programação

Destaques

Galeria


 

MUSIK-Expedition: Expedição Musical 2018

O Instituto Spix & Martius informa que:

Vem aí a MUSIK-Expedition 2018: Expedição Musical - 3a edição

Entre 06 e 18 de agosto

em São João del Rei.

O Instituto Spix e Martius em parceria com o Forno Harmônico e com o apoio institucional da UFSJ - Universidade Federal e do Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei, tem o prazer de convidá-los para a MUSIK-Expedition 2018 e fazer parte da equipe da Expedição Musical. Vocês estão convidados a integrar a orquestra formada por músicos da Universidade de Koblenz-Landau (Alemanha), Universidade Federal de São João del-Rei, do Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier e das orquestras e bandas mais antigas da região das Vertentes, Minas Gerais. Além disso, o festival está aberto a receber suas propostas de oficinas e outras intervenções musicais.

A proposta do festival neste ano é fortalecer a relação de parceria institucional entre o Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier e as Universidades:

- UFSJ:  Universidade Federal de São João del Rei

- UNIKOBLENZ: Universidade de Koblenz-Landau (Alemanha)

- UNILA: Universidade Federal da Integração Latino-Americana

O intuito do festival é Integrar os professores, estudantes e músicos da Alemanha e do Brasil junto aos músicos e orquestras locais durante 13 dias de concertos, recitais, oficinas, wokshops, palestras magnas e 2 dias de pausas para passeios históricos e ecológicos na região e participação opcional nos ritos litúrgicos com as orquestras tradicionais da cidade e visitas guiadas às igrejas e museus. A imersão acontece ao longo de 13 dias, entre 6 e 18 de agosto, conforme a disponibilidade da agenda dos convidados, tendo em vista os calendários letivos da Universidade e do Conservatório bem como o calendário festivo e tradicional das orquestras de São João del-Rei.

Nota: O dia 15 de agosto, quarta-feira, é o 2o maior feriado religioso municipal (N. Sra da Boa Morte), com procissão e missa solene acompanhada pela Orquestra e Coral Lira Sanjoanense. Aos domingos, os alunos e professores residentes participam da missa com a Orquestra Ribeiro Bastos. Os ensaios e alguns recitais serão realizados na sede da Sociedade de Concertos Sinfônicos da cidade.

 

Nossa equipe está à disposição para colaborar com hospitalidade mineira na facilitação da estadia, hospedagem e a alimentação dos músicos Expedicionados em nossa cidade. No entanto, o Instituto não pode garantir nenhum apoio monetário e por isso está trabalhando para facilitar a participação de todos através de hospedagem solidária e permutas de recursos.