Oficinas

Concertos

Destaques

Retrospectiva

MUSIK-Expedition: Expedição Musical 2018

Entre 6 e 18 de agosto, a terceira edição do festival MUSIK-Expedition: Expedição Musical acontece em São João del Rei e promove diversas oficinas, palestras, recitais e concertos de música clássica e popular, com músicos locais e convidados internacionais. As inscrições para participação nas oficinas do Festival estão abertas! Para participar, é só manifestar seu interesse realizando inscrição através da página da ‘Expedição Musical’ nas redes sociais ou por meio do site do Instituto, onde você encontra a programação completa: http://institutospixmartius.com.br/

RELEASE DA MUSIK-EXPEDITION: EXPEDIÇÃO MUSICAL 2018

O Instituto Spix & Martius, em parceria com a incubadora de projetos Forno Harmônico, promove a terceira edição da Expedição Musical: MUSIK-Expedition 2018 entre 6 e 18 de agosto em São João del-Rei. Este ano, o festival celebra a parceria entre Universidade de Koblenz-Landau (Alemanha), a UNILA - Universidade Federal da  Integração Latino-Americana, a UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei e o Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier. As instituições musicais da cidade e região das Vertentes, dentre as mais antigas das Américas, também são importantes parceiros da Expedição Musical e cedem espaço para ensaios e oficinas: Orquestra Ribeiro Bastos, Orquestra Lira Sanjoanense, Sociedade de Concertos Sinfônicos.

Entre 6 e 18 de agosto, a Expedição Musical passa pelo Conservatório, Museu Regional e Centro Cultural da UFSJ. Durante 13 dias de imersão cultural e residência artística, o festival internacional de música promove diariamente concertos, oficinas e recitais com músicos locais e convidados internacionais.

A Expedição Musical em 2018 reúne músicos das instituições locais e das tradicionais Orquestras da região, integrando-os aos professores, estudantes e músicos convidados de outros Conservatórios do Estado e Universidades do Brasil e do mundo, como a UNILA - Universidade da Integração Latino-Americana e a Universidade de Koblenz-Landau. O evento, em homenagem aos 200 anos da passagem dos pesquisadores alemães Spix e Martius por São João del Rei, celebra também os 199 anos de nascimento do patrono do Conservatório, o compositor e Padre José Maria Xavier. No total são esperados mais de 70 artistas envolvidos, dentre músicos locais e convidados internacionais envolvidos na Orquestra e grupos de câmara do festival. Além do grande concerto para piano e orquestra no encerramento do festival, com o pianista polonês Jakub Lojek, o evento promove passeios históricos e ecológicos, visitas guiadas, minicursos, palestras, oficinas, workshops, além de recitais de grupos de câmara e música popular locais. São esperados cerca de 20 convidados de diversas nacionalidades. O festival já recebeu propostas de inscrição de músicos de outros países da Europa e América Latina, como Argentina, Paraguai, França, Itália, Polônia, além da Alemanha. O Instituto Spix e Martius pretende atuar como uma espécie de 'embaixada cultural' fortalecendo o relacionamento e intermediando a relação de parceria entre as instituições. Assim, fomenta o intercâmbio musical e facilita a residência artística de músicos, estudantes, pesquisadores e professores por meio das Expedições Musicais em São João del Rei, dando visibilidade ao patrimônio musical da cidade na América Latina e na Alemanha.

Mais informações e programação completa na página da Expedição Musical no facebook ou no site do Instituto:

Facebook: https://www.facebook.com/musikexpedition/

Contato:

Whatsapp: 32 99199 5936 / 32 9 98344329

Lucio Barreto / Pedro Lago

Instituto Spix & Martius

Carta aos Expedicionários

Saiba mais sobre as instituições parceiras da Expedição Musical