Apoie

Programação

Retrospectiva

Equipe

A  MUSIK-Expedition: Expedição Musical é um festival internacional de música plural fruto de um programa de intercâmbio e residência artística entre São João del-Rei, América Latina e Alemanha, criado em 2016. Desde sua criação em 2016, o Instituto Spix & Martius já propiciou o intercâmbio de mais de 60 músicos do Brasil e da Alemanha, entre estudantes e professores das Universidades de Koblenz-Landau, da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino Americana), da UFSJ e do Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier, instituições parceiras da Expedição. Além do intercâmbio com músicos e instituições estrangeiras, o festival promove uma grande integração entre as instituições musicais de ensino e membros das Orquestras locais e regionais. Este projeto visa transformar São João del-Rei em uma referência em intercâmbio acadêmico e residência artística no Brasil e no mundo. É um programa que estimula o turismo acadêmico e cultural na cidade, valorizando as principais vocações do nosso território: uma cidade rica em patrimônio musical, cultural, histórico, arquitetônico e natural.  

A quarta edição do festival, entre 19 e 31 de agosto de 2019, promove a formação de um coral, uma orquestra, um grupo de choro e uma grande banda formada por músicos e compositores locais. O evento oferece concertos, recitais de música clássica, popular e autoral, além de oficinas, palestras e visitas guiadas em São João del-Rei, Tiradentes, Prados e Carrancas. Em homenagem ao bicentenário do nascimento do padre José Maria Xavier e celebra também centenário do nascimento do professor Oswaldo de Paula, compositor de choros e valsas, precursor do ensino de música popular no Conservatório.

O festival é promovido de modo independente e colaborativo: O evento é realizado graças ao apoio da comunidade são-joanense e das empresas locais. Os custos essenciais da Expedição são relativos à impressão de materiais de divulgação, cobertura audiovisual, alimentação e transporte da equipe e equipamentos necessários para a produção do evento. A colaboração de todos é essencial para garantir a continuidade das Expedições.

PEDRO LAGO

Diretor de Planejamento e Gestão

Instituto Spix & Martius

Tel: + 55 (32) 9 9834 4329

Reportagem especial sobre a Expedição Musical

Leia o jornal em tela cheia - Fullscreen!