Este evento conta com a colaboração de artistas das mais relevantes instituições musicais locais: Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier, do Departamento de Música da UFSJ, do Centro de Referência Musicológica CEREM, Orquestra Ribeiro Bastos, Lira São Joanense, Sociedade de Concertos Sinfônicos,  Banda Teodoro de Faria, Lira Ceciliana de Prados,Orquestra Ramalho de Tiradentes, além de convidados conterrâneos que hoje atuam em orquestras ao redor do mundo.

Conheça as instituições parceiras da Expedição Musical!

Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier

Histórico

A inauguração do Conservatório, em princípio denominado Conservatório Mineiro de Música de São João del-Rei, se deu a 1º de março de 1953. A instalação dos cursos, com a aula inaugural, em 21 de março de 1953, no auditório Rádio São João del-Rei, proferida pelo Dr. Belizário Leite de Andrade Neto. Em 1960 passou a funcionar em prédio próprio situado na Rua Padre José Maria Xavier, 164, Centro.

É uma escola da Rede Estadual de Ensino, sendo, portanto o Estado de Minas Gerais sua entidade mantenedora. Inicialmente foi criado para dar suporte às orquestras bicentenárias da cidade: Lira Sanjoanense (1776) e Ribeiro Bastos (1790), hoje continua com este propósito, mas ampliou muito sua área de atuação, abrangendo a formação de músicos para grupos diversos como: bandas de música, grupos de câmara, de música popular, de música sacra, etc.

Tem como patrono o grande Padre Mestre José Maria Xavier que nasceu a 23 de agosto de 1819, neto de José Joaquim de Miranda. Posteriormente, foi considerado o mais importante compositor são-joanense. 

O Conservatório participa ativamente dos eventos comunitários locais e da região onde se localiza. A participação é efetiva quando solicitado nas Escolas, entidades públicas e privadas, comemorações cívicas e religiosas. Mantém também parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei, em diversos eventos. Acredita-se que o Conservatório, com as diversas ações realizadas, possa ser considerado uma das molas propulsoras, não somente da área cultural, mas também da educacional e do lazer da região.

Clique aqui para acessar o site ofiial do Conservatório.

Departamento de Musica da UFSJ

 

Histórico

O DMUSI foi criado em 2006. A implantação do curso de música na UFSJ tem como objetivo formar o músico educador assim como o educador musical. A graduação em música veio compor a rede de instituições musicais numa cidade historicamente contemplada com vários desses segmentos.

 

O DMUSI possui atualmente 22 professores, dos quais sete possuem título de doutor, 18 possuem título de mestre sendo que 03 cursam programa de doutorado. Há várias comissões estruturadas para manter o funcionamento sustentável das ações do departamento: Pesquisa e Pós-graduação; Ensino à distância e manutenção do sítio do DMUSI; Uso sustentável do patrimônio; Recrutamento de alunos; Relações Institucionais e Gestão Bibliográfica. Entre os projetos de pesquisa e extensão são basicamente três as áreas de produção: Educação musical, performance musical e musicologia.

 

Atualmente, há ofertas de vagas nas seguintes habilitações: canto erudito, canto popular, clarineta, educação musical, flauta transversal, piano, saxofone, trombone, trompete, violão, viola, violino e violoncelo.

Fonte: site da UFSJ - https://ufsj.edu.br/dmusi/sobre_o_dmusi.php

Centro Cultural UFSJ

Histórico

Em junho de 1995, a UFSJ adquiriu o casarão colonial denominado Solar da Baronesa, localizado no Largo do Carmo, centro histórico da cidade de São João del-Rei. Entendendo que, além da preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, o imóvel poderia abrigar um centro de cultura que possibilitasse o estímulo à produção cultural na região, realizou obras de adaptação e em 28 de abril de 2000 o Centro Cultural da UFSJ iniciou suas atividades artísticas e culturais.

Nele se destacam amplas galerias, destinadas a exposições, mostras, recitais e performances. O Centro Cultural possui também uma sala de multimídia com capacidade para 45 pessoas, para projeção de filmes, vídeos-documentários, lançamento de livros, palestras, cursos e outras atividades. 

No dia 2 de setembro de 2006 foi inaugurado no 2º andar do Centro Cultural da UFSJ o Espaço Koellreutter. Organizado a partir do importante acervo de Hans Joachim Koellreutter, doado à UFSJ pela viúva do eminente músico, este espaço interativo oferece uma exposição permanente de obras e objetos representativos do compositor, destinado a músicos, pesquisadores e ao público em geral, interessados em conhecer sua obra e influência na música brasileira.

A implantação do Centro Cultural  UFSJ representa um ganho expressivo para a vida cultural e artística da cidade e região. Desde sua inauguração, o espaço tem-se prestado a desenvolver sistematicamente atividades artísticas e culturais, além de sediar eventos ligados ao ensino, pesquisa e extensão, atendendo às demandas da comunidade interna e externa.

 Clique aqui para acessar o site do Centro Cultural UFSJ.

CEREM

Histórico

Orquestra Ribeiro Bastos 

Orquestra Lira Sanjoanense

Sociedade de Concertos Sinfônicos

Museu Regional

Universität Koblenz-Landau

UNILA

Está página do site ainda está em processo de construção.